Como captar Leads de Forma gratuita e fácil!

Olá parceiros, tudo bem? Nesse artigo vou passar uma dica rápida de como conseguir centenas de Leads de forma gratuita e fácil

Tenho certeza que você, assim como eu, sofre com a baixa entrega dos nossos conteúdos nas redes sociais. Seja o post em uma fanpage, perfil, grupo, ou até mesmo postando um vídeo no Youtube – ao produzir um conteúdo de valor, que poderia ter valor para sua audiência, você não tem a certeza de que ele será entregue a toda ela, a menos que você invista em anúncios patrocinados.

Você já deve ter ouvido falar que “O dinheiro está na lista” e eu concordo plenamente nisso, sou assinante da LEADLOVERS a mais de um ano e não tenho do que reclamar quanto ao serviço prestado. Porém, para alguns nichos, como o que eu trabalho, de Marketing Digital, boa parte das pessoas já estão saturadas de deixar o e-mail na caixa de captura para só então receber o conteúdo/isca prometido.

E mesmo quando conseguimos captar Leads , ainda temos que tomar várias ações para garantir a entrega dos e-mails enviados. Esses, muitas vezes acabam parando na aba promocional, lixo eletrônico ou caixa de spam dos servidores de e-mail.

Então como captar Leads de forma orgânica e rápida?

A inteligência artificial tem aberto um leque enorme de possibilidades que visam suprimir algum desses problemas. Você já deve ter ouvido falar dos Chatbots.

Um chatbot é um robô desenvolvido a partir de software de comunicação automatizada. Os mais avançados possuem inteligência artificial e vão  aprendendo com cada conversa para conseguir interagir cada vez melhor com as pessoas, em conversas futuras.

Aqui nesse artigo do site Marketing de Conteúdo você encontra um artigo completo sobre a definição de um chatbot.

Como captar leads com chatbot de forma gratuita!

Esse é o momento onde vou te explicar qual a estratégia utilizei para captar quase 150 leads de forma orgânica e prática.

Atualmente minha estratégia principal de atuação é SEO, trabalho com minisites ranqueados no google que me trazem uma renda recorrente. Também sou gerente de afilidos, e faço parte da equipe de suporte do Curso SEO para Afiliados (clique aqui e leia um artigo completo onde falo dos meus ganhos com o método)

Em paralelo a isso, eu tenho esse projeto ganhosreais.com.br que conta também com Fanpage, Grupo no Facebook, e também o meu próprio Perfil do Facebook. Utilizo todos esse meios para compartilhar dicas, indicar produtos que testei e aprovei e me relacionar com amigos. Sinta-se a vontade para me seguir em cada uma delas. Basta clicar nos nomes para serem encaminhados.

O problema é que sempre que eu produzia um conteúdo que na minha opinião tinha boa qualidade, eu não conseguia entregar esse conteúdo a todos os possíveis interessados dado os motivos do baixo alcance orgânico já explicados aqui.

Então após assistir um vídeo explicativo sobre como configurar chatbot eu resolvi colocar uma estratégia em prática e que deu bastante certo. Vou te mostrar logo abaixo.

Conteúdo de valor + chatbot

Quem aqui não gosta de receber uma informação importante, e que vai te ajudar a resolver um grande problema?

Não é de hoje que vejo diversas pessoas reclamando de bloqueios de perfis, que ocorriam por conta da atividade em grupos. Então eu resolvi criar um artigo ensinando como evitar bloqueios no Facebook – compartilhando 6 dicas exclusivas que aprendi ao longo da minha caminhada no Facebook.

Criei o artigo, e um vídeo para complementar. Mas não adiantaria nada se eu não conseguisse entregar esse conteúdo aos possíveis interessados nele. Então utilizei uma estratégia que eu já havia utilizado outras vezes, só que agora alinhada ao chatbot.

No dia 21/10 eu fiz o seguinte post no Facebook! Clique aqui para ver direto no Facebook

Fiz uma copy baseada nas dores, benefícios, exclusividade, simplicidade e com um toque de humor pra engajar ainda mais (faço isso sempre rs).

E no final da copy eu pedi para que as pessoas comentassem um emoji de sua preferência pra receber o assunto (versão atualizada do famoso digite EU QUERO). Com isso a cada novo comentário o alcance orgânico do perfil e do post aumentam ainda mais. Recebi centenas de comentários nesse post e também em outro igual que coloquei em apenas 1 grupo.

O post terá mais efeito se dentre o seu grupo de amigos você tiver o público alvo segmentado pro conteúdo que está abordando.

Entrega do conteúdo

Essa é a parte mais importante da estratégia. Se eu apenas respondesse os comentários com o link do artigo, as pessoas poderiam ler, ou não o artigo. E eu ainda não teria captado o lead para me comunicar com ele futuramente e entregar novos conteúdos.

Então respondi um a um (editando sempre o nome da pessoa, para que o Facebook entenda a nova mensagem como uma mensagem diferente da anterior e não considere spam) inserindo o link do chatbot que criei. Veja a minha resposta a um dos comentários

Com isso captei 135 leads em apenas dois dias, tendo feito apenas um post no meu perfil e outro em um grupo. Eu poderia ter impulsionado o post, ou até mesmo postado em outros grupos e capturado ainda muito mais. Mas a princípio era só um teste.

Então mãos a obra!

Como configurar Chatbot passo a passo – ChatFuel

Fiz toda a configuração de forma rápida e prática seguindo esse passo a passo ensinando como configurar o ChatFuel

Além dessa configuração básica para entrega de conteúdos rápidos você ainda pode criar funis e sequências de mensagens bem mais elaboradas seguindo esse tutorial.

Para a estratégia citada, apenas esse vídeo é suficiente porém no canal do Alberto Gurgel você ainda encontra outros vídeos com mais configurações. Clique Aqui para acessar o canal dele.

Bem, espero que esse conteúdo tenha agregado valor a você e se isso ocorreu eu peço que compartilhe esse artigo com mais pessoas, para que elas também saibam dessa estratégia!

Um grande abraço e até a próxima!

É mais difícil crescer sozinho! Deixe seu e-mail e Participe do nosso grupo no Facebook. Networking, Aprendizado e Crescimento Contínuo.

4 Comentários

  1. Joao

    Show . Muito didatico parabens

  2. Jefferson SEOPA

    Cara sensacional, estava adiando há tempos o uso do ChatBot.
    Esta sua matéria me animou a utilizar novamente 😉

  3. Diego

    Que maravilha de Conteúdo!
    Parabéns..

  4. Aline S. Paiva

    Gostei muito do conteúdo! Confesso que quando interagi com o robô eu fiquei curiosíssima pra saber como funciona! Obrigada pela dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *