Como usar Fanpages para aumentar suas vendas.

Como usar Fanpages para aumentar suas vendas.

Devido as atualizações do FB reduzindo o alcance orgânico dos posts, muitas pessoas ainda se questionam se vale a pena trabalhar com fanpages no facebook de forma orgânica?

 A resposta é sim, vale a pena trabalhar com fanpages de forma orgânica tanto para vendas quanto para lucrar com adsense, e aplicando as técnicas que vou informar aqui você terá ainda mais resultados.

A melhor forma de ter consistência em vendas é construindo autoridade em um nicho. E você pode se tornar autoridade em nichos diversos, sem a necessidade de aparecer, apenas criando uma fanpage e compartilhando conteúdo de valor.

Mas como crescer a fanpage em tempos de baixo alcance orgânico no facebook? Preparei algumas dicas importantes abaixo.

Frequência de posts.

Não existe um número exato de postagens que se deve fazer ao dia, mas recomendo que faça no mínimo 6 posts diários. Você pode analisar o relatório da página e verificar os horários de maior engajamento dos posts. Você deve ocultar da sua linha do tempo os posts antigos que não tiveram interação (curtidas e comentários), dessa forma apenas posts bem engajados ficarão visíveis e um novo visitante sentirá motivado a curtir a página.

Posts no modelo 3 imagens + 1 vídeo são extremamente virais e vão trazer vários seguidores pra sua fanpage.

Veja esse vídeo mostrando o poder desse tipo de post e como executar https://youtu.be/Ujbkulba_6g                     

Estimule a interação

Um grande segredo para aumentar o alcance das suas publicações é usar imagens e textos com perguntas, ou chamadas para ação que estimulem os usuários a interagirem com a postagem. Intercale posts com dicas importantes e posts de interação.

Se o seu nicho é de emagrecimento por ex, você pode fazer um post questionando quantos kg a pessoa pretende perder até o final do ano. Perguntar qual a sua fruta favorita, qual seu alimento preferido e etc.

As pessoas gostam de falar de si mesmas, e geralmente posts simples como esses causam um engajamento enorme.

Assegurando a entrega dos próximos conteúdos

Uma forma de garantir que o seu público receba alertas sempre que houver novidades na página é integrando um chatbot a sua fanpage. 

Com isso, a cada nova pessoa que se inscrever no seu chatbot você cria um canal de comunicação direta com ela, podendo enviar conteúdos dicas e também ofertas. Vou deixar abaixo o link de dois canais que ensinam a configurar o ManyChat e o Chatfuel.

A melhor forma de captar leads para o seu chatbot é oferecendo uma informação de valor em troca da inscrição.

Atenção pois essa informação pode fazer sua lista crescer exponencialmente!

Após enviar conteúdos de qualidade e gerar valor pra sua lista, você pode solicitar via chatbot que compartilhem um conteúdo indicado por você. Preferencialmente indique um post bem viral da sua página e que nesse post tenha alguma mensagem para captura de novas pessoas.

Dessa forma você fará com que a sua lista trabalhe em prol do crescimento dos leads. Veja uma forma de pedir isso.

“Olá, o que está achando do conteúdo e dicas que estamos enviando por aqui? Todos os dias temos trabalhado duro para trazer o que há de mais qualidade para você. Hoje eu gostaria de fazer um pedido, ajude nossa página a alcançar mais pessoas compartilhando o post que deixamos abaixo em seu perfil e grupos que faz parte, dessa forma mais pessoas também poderão conhecer o nosso trabalho.”

Se você tiver gerado valor suficiente para sua lista, nessa hora o gatilho da reciprocidade fará com que a pessoa compartilhe o post indicado como forma de agradecimento, porém se você só envia ofertas, ou não compartilha conteúdo de valor, provavelmente a dica não vai funcionar.

Você pode criar sequências de mensagens que intercalem conteúdos, e ofertas.

Lucrando em dólar com Google Adsense

Se você tem um blog e posta conteúdo com freqüência, você pode utilizar a sua fanpage + chatbot para alavancar o tráfego para o seu blog e dessa forma faturar muito com o Google adsense.

Para isso você precisa produzir conteúdo diário de altíssimo valor para sua audiência. Crie posts falando um pouco do que se trata esse conteúdo, e que ele é disponibilizado apenas para quem faz parte da sua lista. 

Nesse artigo eu falo como usar o gatilho da exclusividade para aumentar sua lista:  http://ganhosreais.com.br/como-captar-leads-de-forma-gratuita-e-facil/

Uma vez captado o lead, agora basta continuar produzindo conteúdo pro seu blog e enviando o link diretamente via chatbot pros seus usuários.

Alguns nichos bem rentáveis: receitas, notícias, empregos.

Vídeos ensinando configurar o many chat: https://www.youtube.com/channel/UCbZZqioH-EpD_coJ_DA991g/videos

Vídeo ensinando configurar o chatfuel: https://youtu.be/AU9ROo1-32U

Crescendo a sua fanpage com parcerias.

Se mesmo aplicando as dicas acima, você não está satisfeito com o alcance da sua fanpage, saiba que parcerias é uma excelente forma de crescer a sua fanpage de forma absurdamente rápida.

Para isso você precisa encontrar fanpages estejam dispostas a compartilhar o seu conteúdo. Isso pode ser feito por meio de parceria (troca de compartilhamentos ou “shares” na linguagem do mercado), ou você pode comprar compartilhamentos em páginas bem maiores que a sua.

Minha fanpage de Receitas Low carb já deu um salto de 7 para 12 mil seguidores com apenas uma parceria que fiz no grupo. Paguei R$70,00 reais para o dono de uma grande fanpage e em contra partida ele vai compartilhar meus posts na página dele até que ela alcance a marca de 17 mil seguidores.

Você pode ainda comprar uma Fanpage ou grupo já existente e dar continuidade no trabalho dela.

No Facebook existem diversos grupos de donos de fanpages onde é possível realizar esse tipo de parceria e compra de compartilhamentos. Porém vou recomendar um grupo que tem realizado um trabalho bem legal, intermediando as ações de compra e venda de páginas para evitar que ocorram golpes.

O grupo que recomendo para esse tipo de estratégia é o: Administradores de Páginas – PCSD 4.0 link: https://www.facebook.com/groups/SemprePCSD/

Esse grupo é bem antigo, nasceu no Orkut e hoje tem centenas de proprietários das maiores páginas do FB, e você pode fazer bons negócios aí dentro. 

Ao solicitar a entrada responda as perguntas falando que pretende comprar páginas e foi recomendado o grupo.

Obs. Como a grande parte do público é jovem, você vai ver algumas piadas e brincadeiras no grupo, porém foque em encontrar parceiros para crescer o seu projeto.

Comprando compartilhamentos (shares)

Caso você tenha um fanpage no nicho de emagrecimento e queira comprar compartilhamento de um post seu em uma fanpage maior, você pode entrar no grupo e fazer um post assim:

“Páginas com público feminino para comprar shares?”

Administradores de páginas com esse perfil vão responder a sua pergunta. Peça para enviarem o link da fanpage, o valor do compartilhamento e dados do alcance da página, para se certificar que de que a fanpage realmente tem engajamento e que irá trazer retorno para a sua fanpage. Acesse a fanpage, de uma olhada nos últimos posts, se tem curtidas, comentários.

Geralmente são ofertados pacotes de shares. Por ex. Vendo 10 compartilhamentos na página X por R$30,00 rendendo.

No grupo é utilizado o termo “rendendo” para identificar que uma página é boa.

Comprando Fanpages e grupos

Como já foi dito, você pode comprar uma fanpage ou um grupo e já começar o seu projeto com seguidores ativos. O grupo PCSD trás uma segurança na hora dessas compras, fazendo a intermediação entre vendedores e compradores. 

Caso decida comprar uma fanpage ou grupo, recomendo que só faça com a intermediação deles para evitar golpes.

Após ser aceito no grupo acesse esse link para entender como funciona o intermédio https://www.facebook.com/groups/SemprePCSD/permalink/1189590321173928/

Assim como no exemplo de compra de shares, você pode fazer um post procurando por páginas ou grupos a venda. Ex.

“Alguém vendendo páginas ou grupos com bom rendimento?”

Você pode comprar uma página grande, seguir o ritmo de postagens normais, sem focar totalmente em vendas, e por meio dessa página grande crescer a sua outra página focada em vendas compartilhando posts da menor na maior.

No próximo material vou falar um pouco sobre como crescer sua fanpage e grupo utilizando grupos do facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *